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Notícia » 01/07/2025

Principais Tipos de Implementos Usados no Transporte de Cargas Indivisíveis

O transporte de cargas indivisíveis, que por sua natureza não podem ser fracionadas, exige veículos e equipamentos altamente especializados para garantir a segurança viária e a integridade da infraestrutura rodoviária. Nesses casos, quando o veículo ou a combinação de veículos mais a carga excede os limites regulamentares de peso e/ou dimensões estabelecidos pelo CONTRAN (Conselho Nacional de Trânsito), é obrigatória a obtenção de uma Autorização Especial de Trânsito (AET).

As "pranchas carrega tudo" são veículos essenciais para essa modalidade de transporte, e sua complexidade varia conforme a carga a ser transportada. Trata-se de veículos rebocados, com diferentes tipos de suspensão – mecânica, pneumática ou hidropneumática – projetados especificamente para o transporte de cargas indivisíveis. A escolha do tipo de prancha e sua configuração depende diretamente das dimensões e do peso da carga, bem como das condições do percurso. O dimensionamento do conjunto transportador deve sempre buscar reduzir ao máximo os excessos dimensionais (largura, altura, comprimento) e garantir uma distribuição de peso adequada por eixo, respeitando os limites técnicos do fabricante.

1. Pranchas Carrega Tudo (Tipos Específicos)

Prancha Colheitadeira: Embora a norma não defina uma "prancha colheitadeira" especificamente, máquinas agrícolas são classificadas como cargas indivisíveis que requerem veículos apropriados para transporte. Essas pranchas são configuradas para acomodar tais equipamentos, buscando evitar excessos.

Prancha Extensível: O semirreboque extensível é considerado um veículo especial. AETs para esse tipo de veículo podem ter validade por até um ano, desde que transitem com comprimento total de até 23,00 m. São ideais para cargas de grande comprimento, permitindo que a plataforma se ajuste ao tamanho do item transportado.

Prancha Lagartixa: Tipo de semirreboque com a menor altura de plataforma de carga, indicado para transporte de cargas com até 40 toneladas e altura elevada.

Prancha Pescoço Removível: Implemento indicado para o transporte de máquinas e equipamentos autocarreáveis, dotados de motorizacão própria.

Prancha Plana ou Reta: Semirreboque de plataforma contínua, plana, sem laterais nem elevações, projetado para transporte de cargas indivisíveis (máquinas, veículos, equipamentos), com altura de plataforma entre 1,20 m a 1,50 m, larguras variáveis (2,60–3,20 m) e capacidade de até 60 t. Indicado quando não há limitações verticais severas, mas há necessidade de superfície plana robusta e facilidade de carregamento.

Prancha Rebaixada: Projetada para reduzir a altura final da carga transportada. Muito utilizada quando há limitação de gabarito vertical ao longo da rota.

Prancha com Eixos Direcionais: Esse tipo de configuração está presente em pranchas carrega tudo com mais de quatro eixos, equipadas com suspensão mecânica, pneumática ou hidropneumática. A partir do quinto eixo, a legislação técnica exige que os eixos adicionais sejam direcionais ou autodirecionais, a fim de garantir a manobrabilidade do conjunto transportador, especialmente em rotas com curvas fechadas, áreas urbanas e acessos logísticos restritos.

Esses eixos direcionais funcionam de forma passiva ou com assistência mecânica para permitir giros mais fechados, sem comprometer a estabilidade da carga ou provocar arraste lateral excessivo nos pneus. Não utilizam suspensão hidráulica, o que os diferencia das linhas de eixo, típicas de operações de transporte extremamente pesado.

A adoção de eixos direcionais é uma solução mais acessível e estruturalmente mais simples do que as tecnologias aplicadas em módulos hidráulicos, sendo uma alternativa eficiente para diversas situações operacionais com cargas indivisíveis de médio e grande porte.

Prancha com Eixos Hidráulicos: As chamadas linhas de eixos possuem suspensão e direção hidráulicas. Permitem distribuição eficiente de carga e adaptação em terrenos irregulares.

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