Logispesa

Notícia » 20/11/2023

Quanto sua empresa gasta, perde, ou deixa de ganhar com AET, ou por causa de AET?

Artigo por Eng.º João Batista Dominici*

O caminhão está pronto, a carga devidamente amarrada, a Nota Fiscal emitida, mas nada da AET. 

E agora?

E se esse problema acontecer em um sexta-feira?

E se esse problema acontecer na quarta-feira véspera de um feriado na quinta-feira, com ponto facultativo na sexta-feira?

E você tiver que esperar até a próxima terça-feira, quase 7 dias para finalmente obter a AET e poder iniciar o transporte?

E se for carga para exportação?

E se a carga tem prazo e toda uma operação foi mobilizada para descarga e posicionamento no destino final?

E se na análise do processo de emissão da AET aparecer uma consulta inesperada?

E se por algum motivo algum ente consultado não responder nos prazos previstos?

E se na rota planejada aparecer uma restrição de última hora e se fizer necessário alteração do percurso?

E se por causa dessa restrição for necessário desviar por uma via municipal ou estadual e uma nova AET tiver que ser requerida?

Viu quantos "se" cabem num processo de obtenção de uma AET.

Mas será que essas são as únicas perguntas que você deve se fazer se o seu negócio é o transporte de cargas de AET, de cargas indivisíveis com peso e/ou dimensões anormais? Será que faz sentido perguntar além de quanto sua empresa gasta devido a falta de uma AET; quanto sua empresa gasta com AET emitida fora do prazo; quanto sua empresa gasta com AET errada; quanto sua empresa gasta com AET com percurso incompleto; quanto sua empresa gasta com AET cujos dados não batem com os dados do(s) veículos, com os dados da carga?

Mais, ainda..

Será que sua empresa sabe quantos dias por mês, conjuntos transportadores (veículos + cargas) ficam parados por causa de problemas com AET?

Será que sua empresa contabiliza os prejuízos com esse tipo de não conformidade?

Será que sua empresa apura a responsabilidade por essas intercorrências?

Ou, como na maioria dos casos, prefere considerar que são resultado do excesso de burocracia, da má vontade ou falta de estrutura dos órgãos responsáveis (DNIT e DER's)?

Ou será que sua empresa poderia, eventualmente, considerar que esse tema merece uma pouco mais de atenção da alta direção?

Ou que eventualmente AET possa ser uma questão mais estratégica do que tem sido considerada?

Ou que talvez fosse interessante buscar ajuda para trabalhar melhor essa questão?

Logispesa - Associação Brasileira de Logistica Pesada.