Logispesa

Notícia » 06/10/2021

Curso de Carga Indivisível, que condutores precisam fazer?

ATENÇÃO: DESDE O DIA 1º DE JULHO DE 2015, TODOS OS MOTORISTAS PARA CONDUÇÃO DE VEÍCULOS TRANSPORTANDO CARGAS INDIVISÍVEIS, OU DE GUINDASTES, CUJA CIRCULAÇÃO DEPENDA DO PORTE DE AET, DEVERÃO PROVAR TER CONCLUÍDO CURSO PARA MOTORISTA DE CARGA INDIVISÍVEL, DEVENDO ESSA INFORMAÇÃO CONSTAR NA CNH.

NOTA: CONDUTORES/OPERADORES DE CVC'S (RODOTREM, BITRENZÃO, TREMINHÃO, ETC), CEGONHA, EMPILHADEIRA, MUNCK, DE VEÍCULOS DE ESCOLTA, DE GUINDASTES MONTADOS SOBRE CAMINHÃO NÃO SUJEITOS AO PORTE DE AET, NÃO ESTÃO SUJEITOS A ESSA REGRA.

Quem precisa fazer?
De acordo com a Resolução 168/2004, alterada pela Resolução 285/2010 e pela Resolução 484/2014, todos os motoristas que conduzam veículos usados no transporte de cargas indivisíveis, excedentes em peso e/ou dimensões aos limites regulamentares, assim como os motoristas que conduzam guindastes, que dependam de Autorização Especial de Trânsito - AET. O Anexo II da Resolução CONTRAN 168/04 estende a exigência do curso de carga indivisível para o transporte de blocos de rocha, máquinas de grande porte, toras, tubos e outros produtos que ultrapassem os limites de altura, largura, comprimento e peso previstos pela Resolução CONTRAN 210/06, exigindo cuidados especiais.

Todo veículo portador de AET requer motorista com curso de carga indivisível?

Nem sempre. Condutores de Combinações de Veículos de Carga (CVC) com mais de 25 m de comprimento (rodotrem, bitrenzão etc) ou das Combinações para Transporte de Veículos (CTV ou “cegonhas”), com mais de 4,70 m de altura, que não transportam carga indivisível, não estão obrigados a fazer o curso.

Onde o curso pode ser feito?

Nas entidades de ensino credenciadas e homologadas pelos Detrans nos diversos estados brasileiros. Clique aqui para uma relação dos locais que disponibilizam o curso em todo o Brasil.

Logispesa - Associação Brasileira de Logistica Pesada.