Logispesa

Notícia » 22/01/2021

Gestão é acima de tudo controle*

Artigo escrito por João Batista Dominici*

Em uma empresa se controlam 3 coisas: qualidade, prazos e preços. Se a empresa priorizar um deles os demais sofrem 

É muito comum diferenças muito grandes entre cotações para a prestação de um determinado serviço. Isso não é diferente no transporte de cargas de projeto. 

E para isso há sempre uma grande quantidade de muito boas explicações a justificar essas diferenças. Normalmente elas estão associadas aos custos relacionados à entrega de qualidade, respeito aos prazos contratuais e segurança da carga. 

A razão principal diz respeito a como cada empresa lida com as suas próprias deficiências, com as deficiências do cliente e no caso do transporte de cargas do custo país. 

Redução de deficiências requer planejamento e gestão. 

Investimentos em planejamento e gestão, por sua vez, só fazem sentido quando geram resultados muito superiores aos desperdícios evitados.

Gerando o que se convencionou chamar de diferencial competitivo 

Conquistar clientes jogando os preços lá embaixo, tem um efeito bumerangue: a própria empresa acabará sendo a vítima. 

Dessa forma essa estratégia só faz sentido quando se é capaz de conseguir economias e eficiência na gestão de variáveis, sabidamente, vorazes consumidores de recursos que precisam ser repassados para os preços. 

A principal ferramenta de redução de custos está relacionada com planejamento e gestão eficaz, que como dissemos é acima de tudo boas práticas e controle. 

No entanto, por mais que você consiga sucesso na gestão, isso não será garantia de que sua empresa vai ser necessariamente bem sucedida e ganhar todas as cotações, mas pelo menos vai evitar sua empresa de perder dinheiro e entender as causas de preços tão díspares no orçamento para o transporte de uma determinada carga, com mesmo peso e dimensões, e mesma origem e destino.

Você vai entender e saber explicar porque tanta diferença entre as cotações de preço do frete:

- se o preço do diesel será praticamente o mesmo?

- se os gastos com motoristas e ajudantes será praticamente o mesmo?

- se as taxas e tarifas, se devidamente recolhidas, serão praticamente as mesmas?

- se os impostos, desde que pagos devidamente, serão praticamente os mesmos?

Logispesa - Associação Brasileira de Logistica Pesada.