Logispesa

Notícia » 12/11/2019

Segurança do trabalho na logística: confira as 5 melhores práticas

No Brasil, acidentes, mortes e doenças relacionadas ao trabalho são uma questão de saúde pública. O país ocupa a quarta posição no ranking mundial, sendo registrados 700 mil casos por ano. O problema é tão grave que chega a ser naturalizado, uma vez que poucos dão a devida importância para investir na segurança do trabalho na logística e indústria, especialmente.

É importante o gestor adotar boas práticas de segurança para prevenir os acidentes de trabalho, que são sempre um fator negativo para as empresas. Colaboradores afastados diminuem a produtividade da equipe e correspondem a uma grande parcela dos gastos com os funcionários. No setor logístico, a responsabilidade com a segurança é fundamental, em especial o cuidado com os motoristas.

Quer saber como aplicar essas responsabilidades à sua equipe? Neste post, vamos apresentar 5 dicas e melhores práticas de segurança do trabalho que devem ser seguidas no setor. Confira!

1. Use os EPIs e EPCs adequados
O uso de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) é obrigatório e exigido por lei. É de suma importância orientar os colaboradores a fazerem seu uso, visto que são capazes de evitar lesões e acidentes aos trabalhadores.

Reúna sua equipe para falar sobre a obrigatoriedade de usar esses equipamentos dentro das dependências da empresa e no veículo, no caso dos motoristas, durante a execução das tarefas, inclusive a condução. Assim, ficam protegidos dos riscos comuns ao trânsito e à movimentação das cargas.

Muitas vezes, ocorrem reclamações quanto ao desconforto provocado pelo uso de EPIs e EPCs. Portanto, deixe clara a exigência dos equipamentos de segurança. Essa disciplina e persistência faz com que seu uso se torne natural com o passar do tempo. Por essa razão, a conscientização da equipe é importante.

2. Conheça as normas e os procedimentos de segurança do trabalho na logística
Conhecer as normas e os procedimentos de segurança garante que as tarefas sejam executadas com a proteção adequada e bem definida. Nesse sentido, estabeleça protocolos para os procedimentos de segurança para evitar a ocorrência de sinistros.

Uma vez que as tarefas estejam internalizadas e os colaboradores estejam conscientes sobre a importância dos equipamentos, a proteção individual passa a ser um processo automático, não exigindo mais orientações verbais do gestor. Lembre-se de afixar as normas e procedimentos em um mural ou local onde todos possam ver assim que chegarem à empresa.

3. Faça revisões periódicas e preventivas nos equipamentos
Além de orientar sua equipe, é essencial que os equipamentos e veículos estejam seguros e aptos para o uso. Usar máquinas e peças de qualidade e realizar manutenções preventivas são procedimentos básicos de segurança do trabalho na logística. Afinal o uso frequente e o manuseio incorreto acarretam danos aos equipamentos.

Empilhadeiras e caminhões devem estar com as revisões e manutenções em dia. Esse cuidado é fundamentar para prevenir acidentes causados pela má conservação e falhas nos equipamentos. Também garante a produtividade na logística.

Equipamentos com defeitos e problemas de funcionamento provocam muitos acidentes de trabalho. Dessa forma, se forem identificados problemas nas revisões periódicas ou, até mesmo, durante seu uso, interdite-as imediatamente e encaminhe para a manutenção. Isso evita que os funcionários sejam expostos a riscos desnecessários.

4. Invista no treinamento e capacitação da equipe
Já comentamos sobre a necessidade de orientar sua equipe sobre a importância de seguir as normas e adotar boas práticas de segurança do trabalho na logística. Mas, aqui, vamos explicar a importância desse ponto.

O treinamento e a capacitação dos colaboradores é uma ótima estratégia para reduzir os índices de acidentes de trabalho. Funcionários cientes sobre suas responsabilidades e obrigações, treinados para lidar e manusear equipamentos e conduzir veículos de carga adequadamente são mais cuidadosos e, dessa forma, cometem menos erros.

Por isso, invista em capacitação e promova treinamentos periódicos sobre o uso de equipamentos de proteção, normas de segurança, legislação de trânsito e protocolos da empresa a serem seguidos em caso de falhas em equipamentos ou acidentes de trabalho.

Mesmo que em um primeiro momento isso pareça um gasto a mais para a empresa, colaboradores bem treinados são sinônimo de maior produtividade. Além disso, o conhecimento gera motivação para a execução de tarefas diárias.

No caso de transportadoras, o treinamento de motoristas é essencial para conferir credibilidade à empresa e agilidade em suas entregas. A segurança do trabalho na logística diz respeito, em grande parte, ao seu quadro de motoristas e isso interfere diretamente na satisfação dos clientes.

Ainda, deve-se atentar para o transporte de mercadorias, inclusive o descarregamento de produtos. Se for inadequado, pode incorrer em acidentes, problemas de saúde e danos ao material. Nesse sentido, não se esqueça de ressaltar a importância do manejo adequado de cada tipo de carga e fazer uso dos equipamentos auxiliares para essa tarefa.

Os novos funcionários devem fazer uma capacitação inicial sobre os protocolos a serem seguidos e as normas de segurança da transportadora. Para os colaboradores antigos, devem ser feitas vistorias periódicas e capacitações para alinhar e atualizar a equipe.

5. Faça a distribuição de carga de forma adequada
Uma questão importante a ser ressaltada na segurança do trabalho na logística é o carregamento adequado dos caminhões. As mercadorias devem ser organizadas corretamente, a fim de evitar tombamento e quebra de itens. Essa tarefa reduz prejuízos para a transportadora.

A carga deve ser distribuída uniformemente. Atenção para não deixar pesos maiores em áreas diferentes da caçamba. Além disso, elas devem ser colocadas no veículo de forma que não haja sua movimentação durante o transporte, para que a carga não chegue ao destino com algum dano.

Por fim, no momento do carregamento, deve ser pensada a melhor maneira de colocar os produtos no caminhão para facilitar o descarregamento. A organização da carga deve visar ao transporte, mas também à tarefa de descarregamento, como protocolo de segurança.

A segurança do trabalho na logística é fundamental para reduzir e até evitar o número de acidentes de trabalho e afastamentos. O setor de transporte é um dos grandes responsáveis por doenças de trabalho e mortes. Dessa forma, invista na capacitação de seus colaboradores e ressalte a importância do uso correto dos equipamentos. Isso evita sinistros, reduz despesas e aumenta a vida útil de aparelhos e veículos.

Logispesa - Associação Brasileira de Logistica Pesada.